ÚLTIMAS NOTíCIAS





SEGURANÇA

Tecnologia: importante aliada

17 de fevereiro de 2021

Na Vila Andrade, instalação de totens dotados de câmeras permite que moradores acompanhem ocorrências pelo aplicativo.

Moradores de condomínios da Vila Andrade, nos arredores da área destinada ao futuro Parque Caboré, estão mobilizados por maior segurança. Nos últimos anos, mais e mais condomínios têm surgido na região e a busca por segurança está no topo da lista dos desejos dos novos habitantes do bairro.

Na Vila Andrade, é possível avistar diversos totens da Yellowcam, plataforma de segurança urbana, compartilhada e colaborativa. Através da instalação de totens em pontos estratégicos dos bairros, de acordo com as demandas da comunidade e em conjunto com as estatísticas da Polícia quanto aos registros de ocorrências da região, é possível a observação de imagens e identificação de situações de segurança e zeladoria.

Estes totens podem ser patrocinados pela iniciativa privada, por associações de bairros ou por moradores. Na Vila Andrade já há 10 totens instalados, que contam com câmeras HD. Pelo aplicativo da Yellowcam é possível assistir vídeos em tempo real ou com imagens retroativas, enviar alertas de ocorrências e sugerir pontos de instalação de novas câmeras.

Else Gimenez, síndica do condomínio Wonder torre Park, com 156 unidades, conta que conheceu a plataforma de segurança urbana nas reuniões do Conseg Campo Limpo. Else acredita no sucesso do projeto no bairro – os totens estão em pontos estratégicos e permitem a visualização das imagens em tempo real. As imagens também ficam armazenadas na nuvem por 30 dias.

Havendo ocorrências, elas são atendidas pelo Pelotão More, um grupo de Policiais Militares reformados por invalidez. Cada ocorrência é analisada e, em caso de denúncia e crime, encaminhada via boletim para o órgão competente.

Na região, com as imagens dos totens recentemente foi possível localizar um cachorrinho roubado do tutor durante um passeio na rua. “Pelo aplicativo podemos prevenir situações, como verificar se há falta de luz ou ocorrências no trânsito, por exemplo”, comenta a síndica. Else pondera que não se trata de um luxo para os condomínios investirem na instalação de totens em suas redondezas, mas de um investimento. “Quanto mais o projeto crescer, mais o bairro ficará mapeado, e a polícia conseguirá analisar melhor as ocorrências registradas na área”, aponta.

 


FIQUE CONECTADO











luiza@leituraprima.com.br
(11) 2372-3992 e (11) 98486-1117

Política de Privacidade